VENTANIA

 

por Luciana Benatti

Essa foto, que Marcelo Min chamou de ‘Ventania’, é uma das mais conhecidas de seu trabalho. O que pouca gente sabe é que essa paisagem onírica, envolta numa nuvem de areia, foi registrada aqui mesmo, na periferia de São Paulo, durante uma cobertura fotográfica rotineira em seu trabalho como fotojornalista.

Na pauta, uma visita da então prefeita Marta Suplicy à Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital. Encerrado o evento, Marcelo permaneceu por mais alguns minutos no campinho de futebol, em meio à ventania provocada pelo helicóptero que levava a prefeita. 

O ano era 2001, o mesmo da expedição ao rio São Francisco, realizada meses antes, e que daria origem à série Velho Chico, lançada pelo Acervo Marcelo Min em 2016.

Sobre esse dia, Marcelo contava ter voltado ansioso para a redação do jornal Folha de S. Paulo. Ele tinha certeza de que naquele rolo de filme 35mm, em meio a imagens de registro cotidiano, estava uma foto que não sairia no jornal, mas que seria eterna.

De fato, a edição do dia seguinte não traz essa foto. Nem qualquer outra feita por ele nesse dia – o enfoque da reportagem foi um programa de criação de vagas de trabalho, sem relação com a visita da prefeita à Cidade Tiradentes.

Em toda a vida, esse foi o único trabalho que o fotógrafo mandou imprimir em papel algodão, no formato 100 x 150 cm, para um estrangeiro, morador do Rio de Janeiro, que se encantou pela foto publicada num blog de fotógrafos brasileiros. Min pessoalmente escolheu o papel William Turner, da Hahnemühle, cuja textura realça a granulação do filme. Eu estava ao seu lado no momento da assinatura do print, um momento de muita emoção.

Ao preparar o lançamento de uma série limitada dessa imagem pelo Acervo Marcelo Min, em 2016, tivemos o cuidado de resgatar as provas e manter todas as especificações dessa P.A. (prova do artista). 


ESPECIFICAÇÕES DE IMPRESSÃO

  • Impressão com pigmento mineral sobre papel 100% algodão Hahnemühle William Turner

  • Impressas no espaço opHicina, em São Paulo
  • Tiragem: 2PA + 10 (para cada formato)
  • Formatos: 50 x 75 cm, 30 x 45 cm e 100 x 150 cm
  • Acompanha certificado de autenticidade

← voltar