pescadores

 

Bom Jesus da Lapa, BA – 1994


por Fabio Murakawa

A ideia de percorrer o São Francisco de ponta a ponta surgiu no primeiro semestre de 2001. Eu estava prestes a entrar em férias e não sabia para onde ir. Decidi, então, olhar o mapa do Brasil para achar um destino. Em algum momento, reparei naquele enorme semiarco azul no mapa, rasgando Minas Gerais e a Bahia, curvando-se para leste perto de Pernambuco e terminando no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Era o traçado do Velho Chico.

Eu e o Min trabalhávamos na Folha de S. Paulo e havíamos viajado juntos para fazer uma matéria nas lavouras de café em Minas Gerais. Nos conhecemos no aeroporto, mas a empatia foi imediata – e a viagem de três dias terminou com uma daquelas noitadas homéricas: saímos direto do bar para o aeroporto de Uberlândia.

Já de volta à redação, naquele mesmo dia em que eu olhara o mapa, o Min dobra a esquina de onde ficava nossa editoria, trazendo os contatos – miniaturas impressas das fotos para serem editadas.

Instintivamente, eu arrisquei: “Min, topa fazer essa viagem?”. E, para meu espanto, ele aceitou na hora.

Depois me explicou que já havia percorrido parte do trajeto, sete anos antes. E essa sua fotografia, no porto de Bom Jesus da Lapa fora feita justamente em 1994, em sua viagem solitária pelo rio São Francisco.

No fim da viagem, ao atingirmos a foz, em Alagoas, rumei a Aracaju para pegar o voo de volta. O Min ainda retornou a algumas cidades que não havíamos visitado, onde estivera na viagem anterior. Levava consigo retratos impressos de pessoas que havia fotografado para tentar entregar a elas. Esse era o Min.

199402 / Rio São Francisco, Velho Chico, Bahia.
Pescadores voltando do rio com peixes recém pescados.
Filme 35 mm

Série numerada Velho Chico

  • Série de 11 imagens de autoria de Marcelo Min
  • Fotografias realizadas em 1994 e 2001 em viagens ao rio São Francisco
  • Curadoria: Marcello Vitorino (2016)
  • Impressão com pigmento mineral sobre papel 100% algodão Hahnemühle Photo Rag Baryta
  • Impressas no Espaço opHicina, em São Paulo
  • Tiragem: 2PA + 10 (para cada formato)
  • Formatos: 50 x 75 cm, 30 x 45 cm e 100 x 150 cm
  • Cópias assinadas e numeradas
  • Acompanham certificado de autenticidade

 


← voltar